A disciplina de Práticas Pedagógicas I em Química é o primeiro contato dos licenciandos com a aplicação direta de estratégias de ensino em ambientes escolares e acadêmicos. Ela funciona como um espaço de experimentação, reflexão e construção da identidade docente.
Introdução
As práticas pedagógicas são fundamentais para transformar teoria em ação. Neste primeiro módulo, os estudantes têm a oportunidade de planejar, observar e aplicar atividades que aproximam o conteúdo da Química à realidade dos alunos da educação básica.
Resumo
O objetivo central desta disciplina é oferecer ao futuro professor uma base prática para desenvolver metodologias ativas de ensino, relacionando conceitos químicos a situações do cotidiano e utilizando recursos inovadores para estimular o aprendizado.
Descrição da disciplina
Entre os principais temas abordados estão: elaboração de planos de aula, análise de metodologias didáticas, uso de experimentos simples e de baixo custo, integração da Química ao contexto social e cultural, além da reflexão sobre o papel do professor como mediador do conhecimento científico.
Exemplo prático
Uma atividade prática é propor que os licenciandos elaborem uma sequência didática sobre o tema “Água e Sustentabilidade”. A proposta pode incluir um experimento simples, como a análise da qualidade da água com reagentes caseiros, e relacionar os resultados a problemas reais enfrentados pela comunidade, como o desperdício ou a poluição hídrica.
Referências
- Mizukami, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
- Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
- Mortimer, Eduardo F.; Machado, André. Química: ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Moderna, 2012.
- BNCC – Base Nacional Comum Curricular, área de Ciências da Natureza.

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