Práticas Pedagógicas I - Química

A disciplina de Práticas Pedagógicas I em Química é o primeiro contato dos licenciandos com a aplicação direta de estratégias de ensino em ambientes escolares e acadêmicos. Ela funciona como um espaço de experimentação, reflexão e construção da identidade docente.




Introdução

As práticas pedagógicas são fundamentais para transformar teoria em ação. Neste primeiro módulo, os estudantes têm a oportunidade de planejar, observar e aplicar atividades que aproximam o conteúdo da Química à realidade dos alunos da educação básica.

Resumo

O objetivo central desta disciplina é oferecer ao futuro professor uma base prática para desenvolver metodologias ativas de ensino, relacionando conceitos químicos a situações do cotidiano e utilizando recursos inovadores para estimular o aprendizado.

Descrição da disciplina

Entre os principais temas abordados estão: elaboração de planos de aula, análise de metodologias didáticas, uso de experimentos simples e de baixo custo, integração da Química ao contexto social e cultural, além da reflexão sobre o papel do professor como mediador do conhecimento científico.

Exemplo prático

Uma atividade prática é propor que os licenciandos elaborem uma sequência didática sobre o tema “Água e Sustentabilidade”. A proposta pode incluir um experimento simples, como a análise da qualidade da água com reagentes caseiros, e relacionar os resultados a problemas reais enfrentados pela comunidade, como o desperdício ou a poluição hídrica.

Referências

  • Mizukami, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
  • Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
  • Mortimer, Eduardo F.; Machado, André. Química: ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Moderna, 2012.
  • BNCC – Base Nacional Comum Curricular, área de Ciências da Natureza.

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