Introdução
A disciplina de História da Educação é fundamental para estudantes de Licenciatura em Química compreenderem como a escola e as práticas pedagógicas foram moldadas ao longo do tempo. Ao analisar a trajetória histórica, conseguimos refletir sobre o papel atual do professor de Química na formação cidadã e científica.
Resumo
Estudar a História da Educação é entender como a humanidade organizou o ensino, desde a Antiguidade até os dias atuais. Esse conhecimento ajuda futuros professores a relacionar práticas didáticas de Química com o contexto social, político e cultural da escola.
Descrição da disciplina
Esta disciplina aborda as principais fases da educação: da transmissão oral nas sociedades antigas, passando pelas escolas monásticas e jesuíticas, até chegar à escola moderna pós-Revolução Industrial. Para o professor de Química, essa perspectiva permite compreender como o ensino das ciências foi se consolidando, da alquimia e da filosofia natural até a Química moderna, articulando saberes científicos ao currículo escolar.
Exemplo prático
Uma atividade interessante para alunos da Licenciatura em Química é dividir a turma em grupos. Cada grupo escolhe um período histórico (Antiguidade, Idade Média, Revolução Industrial ou Brasil República) e pesquisa como o conhecimento científico, especialmente a Química, era visto e ensinado naquele tempo. Depois, apresentam em sala um paralelo com práticas atuais, mostrando como o ensino da Química evoluiu ao longo da história.
Referências
- Saviani, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados, 2007.
- Nóvoa, António. História da Educação. Dom Quixote, 1995.
- Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1968.
- MEC – Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura.

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